A cor do computador

     Os computadores pessoais surgiram com a IBM e seu PC marcando época e ganharam mercado, popularizado por um padrão aberto, que foi copiado a vontade e gerou várias marcas e modelos.

    

IBM PS/2

    Em 1989, no meu segundo e atual emprego, o prédio em que fui trabalhar recebeu dois computadores IBM, o PS/2 igual ao da foto acima, mas com o Windows 3.1 instalado e o PS/1.

    A memória não ajuda agora, mas em algum momento do novo milênio, o preto virou a cor dominante e todos os computadores passaram a vir nessa cor.

    Agora o branco voltou a ter algum destaque e resolvi aderir, depois de verificar um gabinete bem barato da SilverStone, o H1M, que além disso, tinha o tamanho que achava ideal para uma placa-mãe micro-ATX.

    



    Para completar o visual, coloquei três ventiladores com led branco no gabinete e um cooler branco pra CPU pra combinar.

    Gostei do resultado e estava tudo lindo e maravilhoso, até que aconteceu algo totalmente inesperado!

    O preço das placas de vídeo começou a cair e voltou ao patamar pré-pandemia.

    Pesquisando os valores, encontrei um modelo que me conquistou pelo visual e especificações e encomendei depois de muitas ponderações e após aguardar algum tempo pra ver se o valor cairia um pouco mais.

    


    A Gigabyte Vision RTX 3080 é provavelmente o componente mais bonito que já tive, mas de imediato, já trouxe um dificultador, não coube no meu computador branco.

    Pelas especificações do gabinete, se eu removesse os ventiladores que coloquei na frente, a placa poderia ser instalada, mas sem nenhuma folga, as medidas informadas para ambos era de 320mm.

    Como a ventilação foi um dos mais importantes itens na escolha do gabinete, nem cogitei remover o ventilador e verifiquei que a placa dava no meu outro computador, que usa um gabinete Corsair 175R.


    Os leds ARGB ou endereçáveis foram a próxima curiosidade e encontrei um gabinete branco com o kit de quatro ventiladores com controladora ARGB e lá foi a placa de vídeo para o computador branco de novo.

    Além disso, tive um desentendimento com a fonte Gigabyte e acabei investindo em alimentação, duas fontes Gold e um nobreak senoidal.

    


    Espero que finalizando a onda branca, o melhor gabinete que já tive seja a cereja do bolo.
    O CoolerMaster NR200 é o mais simples da linha, compatível com placas-mãe mini-ITX.
    Quis um visual mais clean e como o gabinete é fechado, os leds não farão diferença. Tem apenas o da placa de vídeo e o CoolerMaster H411R com led branco bem fraco, que instalei devido a altura do gabinete anterior.

    Na foto acima, os dois computadores com a lateral aberta, o maior tem a lateral em vidro, mas como reflete nas fotos, tirei para mostrar melhor.


    Usarei o gabinete menor como principal e o maior pra jogatina, na televisão da sala.

Comentários

Postagens mais visitadas