Nvidia Geforce RTX 4000
O evento da Nvidia mostrou sua nova linha de aceleradoras gráficas, apostando muito nas novas tecnologias de Ray Tracing e principalmente DLSS, agora na versão 3.0.
A adoção do Ray Tracing é menor do que a desejada, assim a Nvidia disponibilizou uma ferramenta para modificar jogos e introduzir os efeitos, no exemplo, melhorando bastante a qualidade geral.
O DLSS é uma tecnologia que usa a IA para escalonar as imagens, aumentando a performance com o processamento em uma resolução menor.
Os modelos apresentados são da linha superior, prometendo performances de 2, 3 e 4 vezes acima da top de linha atual.
Mas isso apenas usando as tecnologias novas, sem as quais, os ganhos são bem menores e no modelo mais baixo lançado agora, RTX 4080 12 GB (carinhosamente apelidada pelos críticos de RTX 4070), aparentemente inferiores aos da 3070.
Sempre que há um lançamento de nova tecnologia, as promessas de ganhos são estratosféricas e o ganho real é bem menor.
Mas vamos a alguns detalhes das novidades.
DLSS 3.0 - segue baseado no Super Scaling que continuará sendo melhorado em todas as gerações da RTX. O escalonamento é basicamente gerar as imagens em uma resolução menor e usar as tecnologias de escalonamento com IA para mostrá-las em uma resolução maior.
O processamento de Inteligência Artificial é auxiliado pelos núcleos Tensor, que vem na quarta geração, prometendo dobrar a performance de processamento.
A semelhança da terceira geração dos núcleos RT, que também prometem dobrar a performance do Ray Tracing.
Para melhorar a performance na codificação e decodificação de vídeo, colocaram outro processador NVENC trabalhando em paralelo, para em tese dobrar a capacidade e permitir a codificação do novo CODEC AV1, que promete melhorar a qualidade do H.264 usando a metade da banda.
A decodificação do AV1 é realizada pelo NVenc, inclusive nas placas GTX, onde é auxiliado pelo CUDA.
Já a codificação ficou restrita a nova linha, pois não tem o apoio de hardware necessário.
Reflex é uma tecnologia para baixar a latência, principalmente em jogos AAA em que o uso da GPU fica em 100%.
Basicamente ignora os quadros gerados pela CPU que não podem ser mostrados pela GPU, criando um novo quadro intermediário para melhorar a sensação de fluidez.
As placas usam o PCIe 4.0 para conexão na placa-mãe e conector PCIe 5.0 para alimentação.
Já há muitas críticas quanto a necessidade do adaptador de energia, no modelo Founder´s Edition são necessários 3 cabos para o adaptador e vários outros fabricantes implementaram um adaptador com a necessidade de 4 cabos vindo da fonte.
Maiores informações podem ser encontradas na página da Nvidia: GeForce RTX 4090 Graphics Cards for Gaming | NVIDIA
Atualização em 14/10
Choveram vídeos com os modelos da RTX 4090, confirmando a performance propagandeada pela Nvidia.
Hoje a bomba foi a decisão da Nvidia em sumir com um dos modelos propostos da RTX 4080, com 12 GB e características inferiores a sua irmã com mais memória e mesmo nome.
Provavelmente, será rebatizada como RTX 4070 conforme clamor popular.
As constatações de performance foram acompanhadas pelo espanto no tamanho das placas, o adaptador de energia precisando de 3 ou 4 conectores PCIe e um certo alívio ao ver que o consumo não era tão alto como esperado.
O Brasil confirmou os preços de R$ 15.000,00 para a RTX 4090 e como sempre, o sucesso de vendas que esgotou os estoques.
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