A evolução das telas de computador

     Já há algum tempo, a resolução Full HD domina as telas de computador, principalmente em mercados menos abastados como o brasileiro.

    Lembro que a primeira tela que tive com essa resolução foi um monitor da Samsung de 21,5" e tive dificuldades para me acostumar com o tamanho dos caracteres na tela.

    Atualmente, considero os 1920 x 1080 pontos em 24" a solução ideal para mim.

    Por muito tempo, tentei adquirir uma tela QuadHD, que era o avanço natural em resolução e não exigia uma placa de vídeo muito cara para mostrar os 2560 x 1440 pontos.

    Há algum tempo, a Kabum importou alguns monitores da marca Ozone e adquiri o modelo de 27" QuadHD e painel IPS.

    Novamente a sensação de cansaço visual e depois de alguns dias, achei melhor devolver o monitor, um pouco decepcionado com a qualidade da imagem e os poucos recursos do modelo.

    Outra tentativa com a tela de 31,5" da Asus, curva, painel VA e 165 Hz de taxa de atualização.

    O tamanho dos caracteres ainda é um pouco menor que o meu padrão de 24" Full HD mas já consegui usar sem cansaço.

    Porém, o tamanho da tela exigia uma distância um pouco maior do que a que eu dispunha para posicionar o monitor.

    O recurso HDR estava com defeito intermitente e deixava a tela toda rosa em algumas situações, resolvi acionar a garantia e após análise, resolveram devolver o valor pago com alguma correção.

    Enfim, a última tentativa foi com a tela da LG, também simples em recursos, mas bastante semelhante às especificações do Asus, exceto pela tela plana, que pessoalmente prefiro.

    Realmente, o painel VA não traz a o padrão de cores que me acostumei a ter nos modelos IPS de 24".

    Mas gostei do monitor, infelizmente, antes mesmo da entrega, começou uma promoção que reduzia o valor em 300 reais e resolvi devolver para depois adquirir novamente no valor menor.

    Acabei mudando de cidade e deixei de lado esse upgrade.

    Apenas para pontuar, tentei usar alguns paineis 4K sem sucesso também, um Samsung de 27" e um LG de 28".

    Absolutamente impossível ler a tela na resolução nativa, a escala do Windows não funciona muito bem, mas na época mantive os monitores até revendê-los por preços bem inferiores aos que paguei.

    Usei por um tempo a TV LG B9 de 55" como monitor 4K e ficou bom, só não consegui posição para usá-la adequadamente com o Windows, então ficava mais para jogos e algum teste de usabilidade do Windows.

    Agora tentarei usar a TV Samsung QN90B de 50" como monitor, acredito que a relação tamanho-resolução seja adequada, só não sei se conseguirei posicioná-la de forma adequada mesmo com o escritório dedicado.

Comentários

Postagens mais visitadas