Soundbar LG SN4


     Os Home Theater in a Box tiveram relativo sucesso na época dos discos de mídias.

    Era uma solução tudo em um, que trazia dentro de uma embalagem, o reprodutor de discos, amplificador e processador de áudio, além do conjunto de cinco caixas satélites e subwoofer.

    A extinção das mídias físicas levou a obsolescência e criou a oportunidade de uma solução mais simples, usando as novas tecnologias como o HDMI ARC que passaram a vir na grande maioria das TV.

    O padrão de telas finas e as salas cada vez menores, forçaram a adoção de uma solução compacta e sem necessidade de muita potência.

    Surgiram as soundbar, ou barras de som, para ligação direta na TV e permitindo várias conexões, HDMI ARC, digital ótica, USB e Bluetooth.

    Investi muito tempo e dinheiro para montar um home theater com alguma qualidade há muitos anos.

    A intenção não é comparar e nem substituir o atual conjunto, mas buscar uma solução para melhorar um pouco o áudio da TV para assistir a programação normal.

    A sala é um pouco grande e o som da TV, apesar de ficar alto, não tem graves e começa a irritar depois de algum tempo.

    A soundbar da LG é bem simples.

    Tem a barra que contém os dois alto-falantes e as conexões ficam em buracos na parte inferior.



    São duas portas HDMI, uma entrada e a saída compatível com ARC, canal de retorno de áudio, que permitiu o uso de apenas um cabo para transmitir a imagem e com o advento das TV Smart, receber o áudio de volta para processar.

    Houve uma evolução do ARC, com o eARC, que permite formatos de áudio multicanal HD e outros mais novos, como o Dolby Atmos, porém não é a proposta dessa solução barata.

    O subwoofer usa conexão sem fio e precisa ser ligado na energia elétrica para funcionar, com seu amplificador interno.

    A conexão com a soundbar ocorreu automaticamente e traz um nível bom de graves, nada subsônico, mas suficiente para complementar o som da barra.

    Testei a conexão HDMI ARC com a TV LG UP7550, que funcionou muito bem e permite até guardar o controle remoto da soundbar.

    Como uso essa conexão para ligar no Home Theater, parti para a conexão digital ótica, também suficiente para o 2.1.

    O cabo acompanha o produto na embalagem.

    A qualidade ficou boa e não percebi diferença sensível com a conexão HDMI-ARC.

    Pra arrematar, testei a conexão Bluetooth, mas foi um tanto decepcionante, pois a qualidade do áudio diminuiu sensivelmente.

    Por falar nisso, é possível conectar o smartphone ou outro dispositivo compatível para reproduzir o áudio com mais qualidade.

    Gostei da solução como um todo, simples e para ambientes pequenos deve atender muito bem.

    O produto equivalente da Samsung estava bem mais caro, o modelo A555 que tem um pouco mais de potência e segundo outros testes, tem mais qualidade que a LG.

    Uma solução que traga a sensação de mais canais, vai custar muito mais caro, como a Samsung Q990B que custa o preço de duas TV e promete 11.1.4 canais, além de ter duas caixas surround/Atmos
destacáveis, sem fio e com baterias.


Comentários

Postagens mais visitadas