Xbox Series X e Playstation 5

     Comecei adquirindo as versões mais baratas dos consoles da nova geração e escrevi um texto comparando o que parecia não ser comparável.

    Acabei por trocar ambos para as versões mais completas, o Xbox Series X chegou primeiro, veio da Americanas através de um parceiro do MarketPlace deles.

    Claramente, um produto de origem importada, não sei se do Paraguai ou outro País que pudesse compensar os custos envolvidos.

    Apesar da embalagem aberta e evidentes sinais de manuseio, acabei ficando com o produto, pois estava difícil encontrar no preço oficial e funciona normalmente até hoje.

    O Playstation 5 veio recentemente, vendi a versão digital pra um amigo e aproveitei o pacote que trazia a licença digital do FIFA 23 para matar dois coelhos com uma cajadada só.

    Houve alguma agitação nas notícias espalhafatosas sobre o fato da Sony ter feito melhorias no modelo, que só beneficiavam a própria, reduzindo o custo e teoricamente a qualidade do equipamento.

    Fato é que todas as modificações reduziram o conjunto dissipador de calor do videogame, assim como o peso final.

    Já saiu inclusive outro modelo, que acompanha o jogo God of War Ragnarok.

    Não percebi diferença de peso com a inclusão do leitor de discos óticos, mas teria que pesar os consoles, mas como já enviei a versão digital para São José dos Campos, perdi esse bonde.

    O Playstation 5 dissipa muito calor, em funcionamento, é possível perceber que as saídas de ar servem como aquecedor para os dias mais frios.

    Não percebi diferença no funcionamento, ambos respondem muito bem e ainda não tive um erro comum no FIFA que dava uma espécie de tela azul e saia do jogo.

    A única diferença é realmente o leitor ótico, todos os recursos são iguais.

    A qualidade da imagem na reprodução de bluray pareceu-me um pouco melhor no PS5 do que no Xbox Series X.

    Mas nada que valha a pena considerar numa decisão de escolha.

    No cenário atual, início de 2023, o mercado estabilizou e é possível encontrar ambos os consoles a venda nos preços oficiais.

    A Microsoft como eu previa desde que conheci o Xbox Game Pass, pretendia relegar a venda do equipamento e focar no serviço de assinatura de jogos.

    Como tenho um computador gamer com uma RTX 3080, dificilmente ligo o Xbox para jogar, já que o Game Pass me permite usar os mesmos jogos no Windows, mas com mais opções gráficas e possibilidade de melhor performance.

    Apesar da tão comentada melhoria nos consoles para chegar aos 4K em 60 quadros por segundo, isso na maioria dos jogos só é possível usando recursos de escalonamento, processando a imagem em resoluções menores e usando a escala para chegar nos 4K.

    Ainda assim, os jogos que tem suporte ao ray tracing, tendem a rodar em 30 quadros por segundo, já que o hardware incorporado na APU da AMD não é suficiente para manter os 60 qps.

    A Sony incorporou aos poucos vários recursos que estavam disponíveis no Xbox.

    As críticas ao armazenamento externo USB por não permitir salvar os jogos da nova geração foram resolvidos, assim como no Xbox, não é possível executar os jogos, mas podemos salvá-los para não precisar baixar os 60 GB ou mais novamente.

    Habilitou o uso do slot M.2 para usar um disco NVME de 4ª geração como armazenamento auxiliar interno, o que hoje já é bem mais barato que a solução proprietária da Microsoft.

    O VRR ou taxa de atualização variável da tela chegou, juntamente com o ALMM que promete reduzir a latência.

    Por fim, o suporte a resolução QuadHD, além de um suporte mais abrangente ao HDR, que só funciona em 4K no Xbox.

    Falta ainda o Dolby Vision, mas isso deve depender do pagamento da licença aos laboratórios e consequentemente, aumentar o prejuízo na venda dos consoles.

    Algumas alterações vieram devido ao posicionamento e sucesso da rival, como a alteração da Playstation Plus.

    Os dois ou três jogos oferecidos gratuitamente para os assinantes, trouxeram alguns títulos interessantes como Control - Ultimate Edition, que mais tarde ganhou suporte ao Ray-Tracing sem custo e por fim, o FIFA 22.

    Mas o lançamento de planos mais caros, trouxe uma biblioteca renovável de grandes jogos e na versão mais cara, a possibilidade de jogar por tempo, uma avaliação de jogos mais recentes, além de clássicos de versões anteriores ao PS 4, para os saudosistas.

    Alguns jogos implementaram um recurso que lembra o Quick Resume do Xbox, nas informações dinâmicas do jogo, alguns permitem voltar a um ponto salvo diretamente.

    A Sony teve maior experiência no mercado nacional para o lançamento dos periféricos e acessórios, na maioria deles, com preços bem abaixo do equivalente da rival.

    Por exemplo, o headset da Sony pode ser encontrado por R$ 499,00 nas cores branca ou preta, enquanto o da Microsoft custa R$ 999,00 em ofertas.

    Praticamente o dobro do preço!

    Só pra não deixar passar em branco, a maior performance do Series X em relação ao Series S é percebida nos jogos em 4K a 120 qps.

    Pessoalmente, eu preferia o formato de caixinha de som menor do Series S ao paralelepípedo pesado do X.

    A Sony está lançando o novo modelo de óculos de realidade virtual, ao preço de um PS5 provavelmente, já que o modelo anterior custa uns mil reais a menos.

    A promessa é de uma revolução, mas sempre mantenho o pé no chão, pois a maior evolução dos novos modelos pra mim, foi a substituição do disco mecânico pelo SSD e a troca da APU por uma mais moderna e rápida.

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