Logitech G535 - headset wireless compatível com PC e Playstation


    Apesar de não gostar de usar fones de ouvido, a coleção segue crescendo.

    O termo inglês headset tem a tradução literal de conjunto pra cabeça, mas nada mais é que um fone de ouvido com microfone.

    Anker

    Para ouvir música, gostei do Anker SoundCore Life Q30, uma marca chinesa com produtos de boa qualidade e o destaque nesse modelo é o cancelamento ativo de ruídos.

    A conexão bluetooth funciona bem com o Windows, smartphones e outros aparelhos, como televisores e Amazon Echo.

    Devido a restrições dos fabricantes de videogames, não funciona em nenhum dos consoles com bluetooth que tenho, o PS5 e o Xbox Series X.

    Pulse 3D

    Jogo o modo Pro Clubs do Fifa no PS5 com alguns amigos distantes.

    Apesar de permitir conectar um fone P2 padrão no controle, o funcionamento não é dos melhores e acabei adquirindo o headset da marca, o Pulse 3D.

    Pelo menos, a politica de preços é razoável no Brasil, assim atualmente o produto da Sony pode ser encontrado nas lojas virtuais por R$ 459,99.

    O Sony Pulse 3D usa um adaptador USB para a conexão wireless proprietária e quando me mudei para Londrina, perdi o adaptador, como fiquei um bom tempo sem jogar com os amigos, só percebi recentemente.

    Tentei encontrar um adaptador para substituição, mas só achei para os modelos do PS4 que felizmente sei que não são compatíveis pois tenho um, já que o meu headset do PS4 se consumiu, esfarelou todo o acabamento e por fim, não ligou mais quando a bateria esgotou.

    Ia pedir outro Pulse 3D, mas resolvi testar alguma alternativa e encontrei alguns modelos da Logitech que usam o mesmo sistema de adaptador USB para a conexão sem fio.

    Xbox Wireless Headset

    Adquiri o modelo do Xbox porque pensei que poderia usá-lo tanto no computador quanto no videogame porque usa a conexão bluetooth padrão, mas ele tem um recurso chato que não tem configuração para desativar.

    Ao ligar o Xbox Wireless Headset, ele liga o console junto, igual o controle faz.

    O preço praticado pela Microsoft está mais que o dobro da concorrente, acima de R$ 1.100,00, além de mais difícil de ser encontrado oficialmente.

    É o único que usa o cabo USB para áudio, os demais só servem pra carregar a bateria.

    Outro detalhe chato, o aplicativo do Xbox para configurar o áudio, só funciona quando o cabo USB está conectado.

    Logitech

    O modelo G435 parecia ser a melhor opção, um pouco mais barato que o Pulse 3D e elogiado nas mídias, mas ao pesquisar um pouco mais, descobri que as reclamações são quanto a duração da bateria e volume baixo.

    O G335 tem fio, mas é até mais elogiado, porém prefiro ficar sem esse incomodo na jogatina e encontrei os modelos G535 até o G935, com uma escalada vertiginosa nos valores.

    Não gostei do visual que tem uma alça colorida para regular a altura do fone, mas as avaliações foram positivas, então fechei o pedido na Amazon.

    Demorou três dias para chegar em casa, prazo normal aqui no Interior do Paraná.

    Fazia tempo que não pedia na loja e estranhei a queda de qualidade no atendimento, demoraram pra enviar ou para atualizar o acompanhamento do pedido.

    O headset (fone de ouvido com microfone) veio em sua embalagem original, protegida por uma caixa padrão com o logotipo da loja, totalmente solto e amassou um pouco.

    A Logitech tem uma vasta linha de produtos gamer, que simplesmente chamou de G.

    O padrão é bom, as embalagens são facilmente reconhecíveis e as cores sóbrias em tom cinza com detalhes do produto me agradam.

    Ao abrir, encontramos uma pequena caixa de papelão presa num mecanismo interessante, com abas e furos estratégicos.

    Encontramos facilmente o adaptador USB ao manusear essa caixinha, um pouco mais difícil de abrir e pra frustração, acomoda apenas o cabo USB do tipo C para a carga da bateria do produto.

    O headset vem encaixado e com um papel sedoso protegendo as partes que entram em contato com o papelão da embalagem.

    O microfone também conta com a mesma proteção na sua ponta.

    Temos apenas três "botões" no aparelho, um botão de pressão para ligar e desligar, uma roda giratória para controlar o volume e o conector fêmea USB tipo C para carga da bateria.

    Não tem conexão com fio para o áudio e a conexão sem fio é proprietária, assim como a da Sony que precisa do adaptador USB no computador ou videogame.

    Aparentemente, é possível conectar o adaptador USB em smartphones com um adaptador, mas não parece nada prático.

    Conectei o adaptador no computador e liguei o headset, em poucos segundos, a conexão foi estabelecida e o Windows 11 reconheceu o headset sem solicitar nenhum driver ou procedimento extra.

    Baixei e instalei o Logitech G Hub, que permite atualizar o firmware dos dispositivos, assim como algumas configurações extras, no caso do headset, permite usar equalizações pré-definidas ou criar suas próprias.

    Toquei alguns trechos de músicas aleatórias no Spotify e achei a qualidade boa, nada de extraordinária, com o volume um pouco abaixo dos outros realmente.

    Vi que o fone tem compatibilidade com formatos tridimensionais de áudio, assim instalei o aplicativo da Dolby no Windows, o recurso é pago, mas permite fazer alguns testes.

    Acabei finalmente aceitando a oferta de desconto e adquiri a licença, que pode ser usada em vários equipamentos, no meu caso, os computadores com Windows e o Xbox Series X com o headset próprio.

    Confesso que não consigo perceber a ambiência tridimensional propagada, mas o áudio parece ficar melhor em fontes com Dolby Atmos.

    Por fim, conectei o adaptador no PS5 e ao contrário do modelo da marca, não aparece mensagem alguma na tela informando a conexão.

    Entrei nos menus de configuração e felizmente, estava lá o conjunto reconhecido e funcionando, inclusive com as opções para Dolby ou DTS.

    Testei o áudio de alguns jogos e ficou muito bom, ainda não consegui testar o microfone, pois os amigos da jogatina online ainda não tiveram tempo para uma partida.

    Um inconveniente é que não faz a comutação automática para o áudio da TV ao desligar, aparentemente terei que entrar no menu de configuração e alterar manualmente toda vez.

    Tentarei usar apenas no headset por um tempo.

    Um ponto final, o isolamento acústico passivo é bom, deu uma boa abafada nos ruídos externos.




Comentários

Postagens mais visitadas