O computador de 2023
As duas lideres do mercado lançaram seus processadores e placas de vídeo, mas infelizmente, os preços não são acessíveis para a maioria dos assalariados brasileiros.
Desde o lançamento da décima segunda geração, quis experimentar a nova tecnologia com núcleos diferentes, alguns voltados para performance e outros para eficiência, seguindo o modelo usado pelos processadores de celulares há algum tempo.
Então descobri as pegadinhas da Intel, o modelo mais barato com a tecnologia disponível era o I5 12600K.
Obviamente, os processadores da linha K (unlocKed multiplier = destravados) podem ser usados com qualquer chipset da geração, mas o ideal seria um começando com Z.
Não quis pagar o preço do processador no lançamento e esperei tanto, que saiu a nova geração, a 13ª!
Os valores continuavam não ajudando e passei a assistir as lives da Pichau e Terabyte, para tentar conseguir um AMD de geração anterior por preço imperdível.
Desisti de vários, 5800X, 5700X e até do processador mais poderoso da geração anterior da Intel, o I9 12900KS que apareceu por R$ 2.299,00 numa live da Pichau.
Então, a surpresa no começo de uma live da Terabyte, o I7 12700KF por R$ 1.299,00.
Processador recebido, mas e a placa-mãe?
O dilema seguiu me intrigando, até apareceu um vídeo ou outro recomendando usar a B760 com os processadores K, mas não me convenci e apesar de encontrar algumas placas da Asrock mais baratas, resolvi voltar a experimentar uma Asus, agora a TUF Z690.
Aparentemente é bem mais simples que a ROG Strix Z270 E que foi na prática minha primeira placa-mãe gamer e que ainda está aqui, firme e forte.
Fiz alguns arranjos aqui e mudei algumas placas de gabinete, assim, o novo PC usa as peças que já tenho:
Gabinete Lian Li edição Redragon
Placa-mãe Asus TUF Z690 Gaming D4
Processador Intel Core I7 12700KF
Water cooler Gamdias 240mm
Placa de vídeo Gigabyte Vision RTX 3080 10 GB
2 x 16 GB DDR4 3200 MHz Corsair
SSD NVME XPG 1 TB
Fonte XPG Core Reactor 850W
Adquiri a placa no market place da Magazine Luiza, da sua Kabum, para retirada em loja.
Escolhi essa forma de entrega, pois a loja fica perto de casa e o frete fica grátis assim, além de poder pagar no cartão de crédito.
Recebi a mensagem de disponibilidade para retirada no final do sábado e fui para a loja.
Para minha surpresa, informaram que seria necessário um código TOKEN para liberar o produto, que seria enviado para meu e-mail ou meu celular.
Consultei o e-mail e não tinha nada, olhei no cadastro da Magazine Luiza e ainda estava com o número do telefone fixo do trabalho em Bauru.
Esperei um pouco, mas nada do e-mail aparecer, então fui pro carro para sair, chateado com a falta de informação que me fez perder tempo.
Felizmente, ao chegar no carro, recebi o e-mail com o token e voltei para a loja.
Tudo certo, apesar dos contratempos.
Assim, meu computador de 2023 está um ano atrasado, mas preferi aproveitar a oportunidade a ficar esperando um I5 13600K, que aparentemente é mais poderoso que o I7 adquirido.
A bomba do watercooler encaixou corretamente, mas a posição dos canos está me incomodando e vou mudar assim que me animar, no mais tudo deu certo na montagem.
Fiz uns testes rápidos e percebi que é um processador bem mais rápido que o I9 10900K e o I5 11600K que tinha.
Assim que me animar, farei o vídeo com os testes de benchmark.
Não reinstalei o sistema operacional, pois com a melhoria do Windows, não tem mais ocorrido erros quando trocamos componentes do computador, mesmo nesse caso mais drástico, com a troca da placa-mãe e processador.
Comentários
Postar um comentário