Taxado na compra da Ali Express

     Vejo muita gente comprando de tudo na Ali Express, desde pequenos apetrechos de menos de um dólar, smartphones baratos e caros, até itens enormes e caros, passando por componentes de computadores inclusive caríssimas placas de vídeo e até placas-mãe.

    Eu sempre desconfiei da qualidade dos produtos e evitei a maioria das vontades por conta das leis de importação, mesmo que raramente aplicadas na época.

    A lei deve mudar agora em Agosto, permitindo o comércio entre lojas e pessoas físicas isentando as compras até cinquenta dólares, desde que recolhido o imposto estadual sobre circulação de mercadorias.

    Mas enquanto isso, a lei proíbe esse tipo de transações e além da taxa de importação de 60%, pode ser cobrada uma multa de 100% do valor do item, apurado pelo fiscal e não o informado pelo vendedor ou comprador.

    Devido as crescentes promoções, arrisquei e pedi dois itens mais caros, porém, com preços inferiores a um terço dos praticados no País.

    O primeiro item veio sem problemas, mas não gostei da performance final, o SSD ADATA XPG S70 Blade de 2 TB esquenta muito e perde performance, além da taxa de transferência nominal ficar bem longe da testada.

    Já no outro item, fui taxado, a embalagem é maior e não tão discreta como a do SSD.

    Ainda não recebi, paguei o boleto no mesmo dia em que percebi a cobrança, mas demorou uma semana inteira para a liberação da fiscalização.

    O valor cobrado foi equivalente a quase 30 dólares, que seriam os 60% de 50 dólares, o limite de valor "permitido".

    O total ficou bem inferior a metade do cobrado nas lojas virtuais nacionais.

    O produto ainda está em transito de Curitiba para Londrina e devo receber lá pelo final da semana que vem.

    Aparentemente, os Correios não gostam dessa prática e demoram bastante nas etapas do caminho, é comum ficar mais de 5 dias parado nas instalações locais antes de entregarem.

    Outra opção que testei foi com produtos que estão disponíveis para despacho do Brasil, em tese, já liberados da alfandega.

    Notei a prática comum dos anunciantes do AliExpress de colocar um item com descrição extensa e várias opções de "cor", que na verdade mudam o produto e até a entrega.

    Estranhei ter ventiladores de gabinete de computador da Aigo disponíveis e encomendei, o preço chamariz era de uma unidade, mas tinha opção de um kit com 3 unidades e a controladora ARGB.

    Pedi o kit e pra minha surpresa, foi despachado da China.

    Observando o anúncio, percebi que apenas o item vendido unitariamente tinha despacho nacional.

    Apesar de demorar mais, recebi o pedido sem problemas também.

    Não gravei o vídeo do kit pois estava sem bateria no smartphone, seguem os demais e assim que receber o produto taxada acrescento aqui.

    





Comentários

Postagens mais visitadas