A casa inteligente em 2023
A integração de dispositivos de uso comum, comandados por voz ou por tarefas programadas parecia promissora, mas algumas dificuldades e problemas mudaram o rumo das configurações que passei a utilizar.
O interruptor de lâmpadas no inicio precisava de uma alteração na ligação padrão do interruptor normal.
O padrão é descer para o interruptor apenas o cabo com a fase de energia elétrica e o cabo neutro fica em cima do forro.
Os primeiros interruptores eletrônicos obviamente precisavam do fase e neutro para funcionar.
Em alguns casos, isso poderia ser facilmente contornado, pois algumas instalações tinham uma tomada junto ao interruptor ou passando os cabos por ele.
Além disso, outro caso comum é termos mais de um interruptor por lâmpada, o que também complica a instalação que deve ser alterada.
Desisti disso e passei a utilizar as lâmpadas inteligentes, que passaram a funcionar melhor, permitindo desligá-las no interruptor sem perder a programação tão facilmente quanto era anteriormente.
Os controles remotos inteligentes aumentaram suas bases de dados, mas ainda são bem simples em funções para vários aparelhos.
E a integração nem sempre é a desejada.
Adquiri um termômetro com controle remoto infravermelho, pensando numa rotina existente na Alexa, mas a integração não foi a desejada, pois a Alexa não recebe as informações de temperatura e humidade do dispositivo.
Tentei usar a automação no software do próprio dispositivo, foi possível criar a rotina, mas ai não integra com o restante dos dispositivos e não foi possível novamente.
Explicando, no calorão que estava, a rotina deveria acionar o ar-condicionado dependendo da temperatura ambiente, em uma faixa de horário específica e com a presença de alguém no cômodo.
Faltou uma forma de detectar a presença, o restante foi possível programar, mas isso faria o ar-condicionado acionar sem ninguém também.
Outra rotina seria mostrar a imagem da câmera na Echo Show ao detectar a presença de alguém.
Na Alexa não aparece a câmera para acionar o sensor de presença e no aplicativo da câmera, não aparece a Echo Show para mostrar a imagem.
Mas são níveis de exigência que vão aumentando a medida que as possibilidades aparecem.
Os comandos de voz funcionam, os temporizadores e rotinas de execução por comando de voz ou ativação manual.
Comentários
Postar um comentário