Renault Kardian

    KARDIAN

O lançamento do Renault Kardian foi amplamente promovido pela empresa, que organizou uma campanha de divulgação levando diversos canais do YouTube e a imprensa especializada para conhecer o veículo na região de Gramado, RS. Os elogios foram abundantes.

    Apesar de categorizado como SUV Compacto, pra mim é mais um hatch compacto com altura elevada do solo e as proteções dos paralamas.

    Novidades

    O carro inaugura a plataforma global da marca, modular e capaz de suportar veículos de 4 a 5 metros, com entre eixos entre 2,6 e 3 m.

    O motor 1.0 de 3 cilindros, 12 válvulas, turbo é uma variação do modelo 1.3 de 4 cilindros e 16 válvulas já usado na Duster.

    O câmbio automatizado de dupla embreagem lubrificada é uma novidade no País, mas já usado na Europa há algum tempo. A Duster usa o câmbio CVT que equipa o meu antigo Sentra, provavelmente fruto da cooperação entre as marcas.

    O consumo baixo é uma promessa que atrai bastante.

    A dirigibilidade foi elogiada e comparada a do seu concorrente direto, o VW Nivus.

    Consumo aferido pelo Inmetro acima de 13 Km/l tanto em cidade quanto em estrada usando gasolina e acima dos 9 Km/l com etanol.

    A análise das três variações do modelo é complicada, levei vários dias para entender as diferenças.

    Equipamentos de série para todos

    - retrovisores externos com ajustes elétricos
    - rebatimento do banco traseiro em 1/3 e 2/3
    - porta-luvas e porta-malas com luz de cortesia
    - painel de instrumentos digital de 7"
    - multimidia flutuante de 8"
    - computador de bordo
    - 6 airbags (frontais, laterais e cortina)
    - assistente de partida em rampa (HSA) e controle de estabilidade (ESC)
    - alerta de afivelamento dos cintos de segurança (SBR) para todos os ocupantes (5x)
    - bancos traseiros com ISOFIX
    - estepe 15" de uso temporário
    - faróis 100% LED (apenas dianteiros)
    - volante com ajustes de altura e profundidade
    - assinatura luminosa em LED (DRL)
    - barras de teto funcionais e modulares
    - ar-condicionado digital com função auto e filtro de pólen
    - retrovisores com indicadores de direção laterais com função seta conforto
    - cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura
    - encosto de cabeça para 3 ocupantes traseiros
    - espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem fio
    - sensor de temperatura externa
    - sensor de estacionamento traseiro
    - monitoramento da pressão dos pneus (TPMS)
    - assistente de frenagem de urgência com sinalização de alerta (AFU & AFD)
    - sistema CAR para travamento central das portas
    - desativação do airbag do passageiro frontal
    - câmbio e-shifter e paddle-shift (aletas para troca de marchas manual)
    - modo ECO + Ecoscoring
    - indicador de troca de marchas (GSI)
    - controle de cruzeiro
    - limitador de velocidade (SL)

    - sistema start/stop

    O modelo mais barato, alcunhado Evolution, tem as diferenças a seguir:

    - rodas de aço com calotas e pneus 16", enquanto os outros modelos vêm com rodas de liga leve e 17"

    - freio de estacionamento mecânico tradicional, mais simples em relação ao automático das outras versões

    - chave tradicional, os outros vêm com cartão-chave presencial, que melhora bastante a acessibilidade

    - acabamento inferior nos bancos comparado aos outros dois

    - 4 alto-falantes localizados nas portas, faltando os 2 tweeters localizados no topo do painel frontal, perto das colunas

    - acabamento em plástico duro, as outras versões tem alguns detalhes em couro sintético macio

    - vidros elétricos, mas one touch e anti-esmagamento apenas para motorista

    O modelo Techno acrescenta ou altera:

    - rodas em liga leve de 17"

    - freio de estacionamento eletrônico

    - chave de presença tipo cartão

    - partida remota do motor via chave-cartão (recurso difícil de acionar, nos testes rápidos, não consegui fazer funcionar)

    - frenagem automática de emergência (AEBS) e alerta de colisão frontal (FCW)

    - console central elevado com apoio de braço e porta-objetos

    - 6 alto-falantes

    - vidros elétricos one touch e anti-esmagamento para todas as portas

    - acabamento soft touch no encosto de braço das portas dianteiras, meio do painel frontal e console central.

    Por fim, a versão Premiere:

    - controle de velocidade adaptativo (ACC) - a diferença é que quando  há um carro na frente em velocidade menor, tenta manter uma distância em segundos

    - câmera multiview (MVC) - não é 360º pois não faz a junção das imagens, mas é útil por mostrar os 4 lados do veículo

    - alerta de ponto cego (BSW) - acende um triangulo vermelho na ponta dos retrovisores externos e mostra uma mensagem no computador de bordo

    - multi-sense com ambient lighting (leds personalizáveis nas portas) - permite alterar a cor do painel do computador de bordo e leds internos

    - sensor crepuscular (acende/apaga os faróis automaticamente)

    - faróis de neblina

    - teto biton (sempre preto, único opcional apenas para o modelo Techno)

    - sensor de estacionamento frontal, apesar do carro ser pequeno, é interessante para auxiliar em manobras

    - alerta de distância frontal (DW)

    - modo SPORT - melhora um pouco a resposta e aumenta o consumo

    - carregador de smartphone por indução - isso é muito útil para quem tem um smartphone compatível

    - antena shark - melhor que a de teto das outras versões por dificultar o furto

    - luz de cortesia no espelho do para sol.

    - detalhes em black piano no acabamento das portas e painel frontal

    - acabamento superior dos bancos, com faixa em couro sintético e logo da Renault nos dianteiros

    - badge com o nome do modelo

    Algumas críticas que encontrei no material online:

  1.     Tamanho do porta-malas, com 358 litros.
  2.     Qualidade, tempo de resposta e tamanho da tela do multimídia e câmera(s).
  3.     Falta do rebatimento elétrico dos retrovisores externos.
  4.     Falta de saída de ar-condicionado para os passageiros traseiros.
  5.     ACC só funciona acima de 30 Km/h.
  6.     Acabamento da tampa do porta-malas, revestido apenas na parte central.
  7.     Eficiência dos faróis dianteiros.
  8.     Espelho retrovisor interno normal.
  9.     Falta de sensor de chuva para ligar o limpador automaticamente.
  10.     Falta de teto solar.

    Primeiras impressões

    Esse é meu terceiro carro novo e coincidentemente, o segundo com motor 1.0 turbo de 3 cilindros, 12 válvulas, injeção direta de combustível.
    O VW UP! TSI me agradou bastante, fui o primeiro a licenciar um em Bauru e troquei-o ao fim da garantia.
    Não tive problemas e gostei muito do pequeno bólido.
    Depois veio o Nissan Sentra S cuja maior novidade foi o câmbio CVT, que é bem diferente e demorei um pouco a acostumar.
    Agora, veio uma espécie de mistura entre os dois, já que a Renault e Nissan são parceiras ou foram, e dividiram várias tecnologias.
    O carro é compacto, alto e nos primeiros quilômetros rodados, a média de consumo no etanol ficou em 8,1 Km/l.
    Não está emplacado ainda, então só andei na cidade.
    O câmbio automatizado é bem diferente do CVT e também do câmbio automático dos Ford Focus que tive antes do UP.
    As trocas são suaves e rápidas, a dirigibilidade é muito boa, o conjunto de chassis e suspensão deixam o carro bastante ágil.
    A proposta é diferente, mas só pra constar, o conjunto transmite mais o piso no rodar do que o Sentra.
    O hiato de cinco anos entre os dois modelos turbo não permite uma comparação justa, além do UP ser bem menor e mais leve.
    Lembro que a lataria do UP é mais pesada, dando a impressão de ser mais reforçada, fazendo jus a excelente nota recebida nos crash tests da época. Enfrentei uma forte chuva de granizo perto de Ourinhos e, surpreendentemente, não ocorreu nenhum dano ao veículo.
    O ar condicionado digital e automático funciona diferente do que eu tive no Ford Focus Titanium, mas tenho que testar melhor para dar uma opinião melhor.
    O compressor é desligado quando a temperatura desejada é maior que a externa, ficando apenas o ar-quente ligado.
    O modelo de entrada seria uma opção mais custo benefício, já que os principais predicados do veículo estão em todos os modelos, motorização, câmbio, a/c digital e automático, controle de cruzeiro, EABS, assistente de frenagem, 6 airbags, central multimídia e por ai vai.
    Vou encerrar respondendo minhas próprias dúvidas:
    Fechamento dos vidros ao travar as portas, funciona pelo cartão pressionando duas vezes o botão de travar as portas.
    Luzes apagam ao desligar o carro.
    Controle de cruzeiro não mantém a velocidade em declives maiores.
    A porta USB do tipo A é para a conexão do smartphone à central multimidia, tendo pouca capacidade de carga para os modernos aparelhos.
    Já as 3 USB tipo C são para carregamento rápido.




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