Renault Kardian
KARDIAN
O lançamento do Renault Kardian foi amplamente promovido pela empresa, que organizou uma campanha de divulgação levando diversos canais do YouTube e a imprensa especializada para conhecer o veículo na região de Gramado, RS. Os elogios foram abundantes.
Apesar de categorizado como SUV Compacto, pra mim é mais um hatch compacto com altura elevada do solo e as proteções dos paralamas.
Novidades
O carro inaugura a plataforma global da marca, modular e capaz de suportar veículos de 4 a 5 metros, com entre eixos entre 2,6 e 3 m.
O motor 1.0 de 3 cilindros, 12 válvulas, turbo é uma variação do modelo 1.3 de 4 cilindros e 16 válvulas já usado na Duster.
O câmbio automatizado de dupla embreagem lubrificada é uma novidade no País, mas já usado na Europa há algum tempo. A Duster usa o câmbio CVT que equipa o meu antigo Sentra, provavelmente fruto da cooperação entre as marcas.
O consumo baixo é uma promessa que atrai bastante.
A dirigibilidade foi elogiada e comparada a do seu concorrente direto, o VW Nivus.
Consumo aferido pelo Inmetro acima de 13 Km/l tanto em cidade quanto em estrada usando gasolina e acima dos 9 Km/l com etanol.
A análise das três variações do modelo é complicada, levei vários dias para entender as diferenças.
Equipamentos de série para todos
O modelo mais barato, alcunhado Evolution, tem as diferenças a seguir:
- rodas de aço com calotas e pneus 16", enquanto os outros modelos vêm com rodas de liga leve e 17"
- freio de estacionamento mecânico tradicional, mais simples em relação ao automático das outras versões
- chave tradicional, os outros vêm com cartão-chave presencial, que melhora bastante a acessibilidade
- acabamento inferior nos bancos comparado aos outros dois
- 4 alto-falantes localizados nas portas, faltando os 2 tweeters localizados no topo do painel frontal, perto das colunas
- acabamento em plástico duro, as outras versões tem alguns detalhes em couro sintético macio
- vidros elétricos, mas one touch e anti-esmagamento apenas para motorista
O modelo Techno acrescenta ou altera:
- rodas em liga leve de 17"
- freio de estacionamento eletrônico
- chave de presença tipo cartão
- partida remota do motor via chave-cartão (recurso difícil de acionar, nos testes rápidos, não consegui fazer funcionar)
- frenagem automática de emergência (AEBS) e alerta de colisão frontal (FCW)
- console central elevado com apoio de braço e porta-objetos
- 6 alto-falantes
- vidros elétricos one touch e anti-esmagamento para todas as portas
- acabamento soft touch no encosto de braço das portas dianteiras, meio do painel frontal e console central.
Por fim, a versão Premiere:
- controle de velocidade adaptativo (ACC) - a diferença é que quando há um carro na frente em velocidade menor, tenta manter uma distância em segundos
- câmera multiview (MVC) - não é 360º pois não faz a junção das imagens, mas é útil por mostrar os 4 lados do veículo
- alerta de ponto cego (BSW) - acende um triangulo vermelho na ponta dos retrovisores externos e mostra uma mensagem no computador de bordo
- multi-sense com ambient lighting (leds personalizáveis nas portas) - permite alterar a cor do painel do computador de bordo e leds internos
- sensor crepuscular (acende/apaga os faróis automaticamente)
- faróis de neblina
- teto biton (sempre preto, único opcional apenas para o modelo Techno)
- sensor de estacionamento frontal, apesar do carro ser pequeno, é interessante para auxiliar em manobras
- alerta de distância frontal (DW)
- modo SPORT - melhora um pouco a resposta e aumenta o consumo
- carregador de smartphone por indução - isso é muito útil para quem tem um smartphone compatível
- antena shark - melhor que a de teto das outras versões por dificultar o furto
- luz de cortesia no espelho do para sol.
- detalhes em black piano no acabamento das portas e painel frontal
- acabamento superior dos bancos, com faixa em couro sintético e logo da Renault nos dianteiros
- badge com o nome do modelo
Algumas críticas que encontrei no material online:
- Tamanho do porta-malas, com 358 litros.
- Qualidade, tempo de resposta e tamanho da tela do multimídia e câmera(s).
- Falta do rebatimento elétrico dos retrovisores externos.
- Falta de saída de ar-condicionado para os passageiros traseiros.
- ACC só funciona acima de 30 Km/h.
- Acabamento da tampa do porta-malas, revestido apenas na parte central.
- Eficiência dos faróis dianteiros.
- Espelho retrovisor interno normal.
- Falta de sensor de chuva para ligar o limpador automaticamente.
- Falta de teto solar.
Comentários
Postar um comentário