Renault Kardian Techno - 1000 Km em 24 dias

      A campanha do Kardian foi toda baseada em custo-benefício e seus diferenciais de itens de eletrônica embarcada.

    Mesmo trabalhando em home-office, em menos de um mês os primeiros mil quilômetros apareceram no odômetro.

    O carro é econômico, tem boa performance, confortável para a categoria, entrega o mesmo motor, cambio, iluminação, ar-condicionado, controle de cruzeiro, limitador de velocidade, air-bag, freios ABS e assistência em frenagem de emergência em todas as versões, assim, na ponta do lápis, o modelo básico é o que mais compensa.

    Mas acima de tudo, é um carro para quem gosta de dirigir!

    Os pontos fracos já foram mais do que explorados, mas apenas para lembrar, o painel digital é simplório e principalmente o contador de giros é muito difícil de acompanhar, uma linha horizontal fina e apenas em uma configuração específica de visualização.

    A central multimídia tem uma tela de qualidade baixa e performance lenta, facilmente percebidos no acesso e até no acionamento da câmera de ré.

    Mas a favor, o acerto da suspensão que preza um bom conforto e conseguiu aliar uma boa estabilidade e pouca rolagem em curvas, muito pelo contrário, o carrinho gosta de acelerar e contornar as estradas boas ou ruins do interiorzão do Paraná.

    Os dois primeiros tanques de etanol deram autonomia perto dos 450 Km, com média de consumo na faixa dos 10,5 Km/l em circuito misto.

    O  terceiro resolvi testar na gasolina, já na saída é notável a diferença na resposta do motor que parece um pouco preso, mas também a melhora na suavidade do funcionamento e no ruído do motor, que fica menos estranho aos ouvidos.

    Um susto no trajeto urbano, o assistente de frenagem automática acionou quando um veículo reduziu a velocidade na minha frente, normalmente mantenho uma boa distância, mas o motorista deve ter resolvido virar uma esquina no último segundo.

    Não sabia como funcionava, mas não é nada discreto, gera um sinal sonoro, um aviso para frear destacado por uma faixa laranja no painel e o acionamento automático dos freios, em sucessão rápida, como o ABS.

    Fizemos uma pequena viagem e dei azar, a estrada sinuosa está em reforma e duplicação, com vários bloqueios e limitação de velocidade.

    Ainda assim ou talvez por isso, a média de consumo no trajeto de 170 Km foi superior a 18,5 Km/l.

    A calibração do câmbio visa a economia de consumo, mas com uma performance mais do que suficiente para todas as situações de rodagem.

    O segundo susto do dia, a patroa bateu a mão no freio de mão e ele começou a acionar na rodovia, mas rapidamente desarmou.

    Raramente andei sozinho no carro, na maioria das vezes acompanhado da patroa e enteada ou dos meus dois filhos, ou seja, sempre em três.

    Fiz apenas uma ultrapassagem mais pesada, numa subida e a resposta imediata dá uma sensação de tranquilidade equivalente.

    O transito pesado na estrada, alguns trechos muito bons, outros judiados pelo tempo de uso ou em processo de recuperação, curvas não faltam nas estradas paranaenses, o Kardian passa por tudo com bom conforto e segurança.

    Voltamos a tardezinha e já escurecia, a iluminação ainda me parece precisar de melhoria.

    No dia seguinte, testei um pouco do modo manual de direção, com as trocas de marcha pelo sistema de borboletas no volante, num trajeto em estrada vicinal bem estreita e cheia de curvas, aclives e declives.

    Ah se tivéssemos onde dirigir de forma divertida e segura!

    O motor é uma delícia de acelerar, o conta-giros péssimo para acompanhar, então a troca de marchas vai pelos ouvidos do motorista mesmo.

    A intenção era ver se melhorava a economia de combustível, mas o desempenho torna incontrolável a vontade de esticar as marchas e acelerar, assim voltei para o modo automático e ativei o modo Eco.

    O combustível tornou menos sensível a diferença evidente da regulagem econômica  em segurar a aceleração e as rotações do motor, também  não prendendo demais quando precisa dar uma esticadinha.

    O start-stop vai me incomodar sempre pelo jeito, mas a insistência em acioná-lo sempre que liga o motor, desanima a ficar desativando sempre e vou deixar funcionando.

    Outro detalhe, em mais de mil quilômetros rodados, não vi um único Kardian nas ruas ou nas estradas.

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