PCI express Gen 3 x Gen 4

    O armazenamento para microcomputadores teve um grande avanço quando mudou a tecnologia mecânica para os chips de memória dos SSD.
    Os primeiros SSD usavam um invólucro no formato dos HDD de 2,5", inclusive com os mesmos conectores SATA para dados e alimentação elétrica.
    A taxa de transferência máxima era de 600 MB/s e chegava bem próximo a isso, o que já aumentava em quase 6 vezes a taxa dos HDD que era pouco acima de 100 MB/s.
    A evolução veio com o soquete M.2 que permitia ligar uma placa de expansão, a semelhança dos usados na memória RAM, mas com o conector no lado menor da placa.
    Iniciou com a interface SATA, depois veio a AHCI e finalmente, a NVME.
    Atualmente, temos a maior parte dos SSD NVME na geração 3 ou Gen 3, que usa 4 vias PCI express com taxa máxima teórica de 1 MB/s por via.
    A Gen 4 já tem vários anos e não houve uma adesão tão grande, principalmente porque a diferença na prática é imperceptível.
    Dobrou a taxa máxima para 2 MB/s por via, mas o sistema operacional Windows não faz uso dessa taxa em aplicações comuns e nas com grande demanda, como os jogos.
    A Intel fez uma introdução bem complicada para o padrão, que exigia no mínimo uma placa-mãe com chipset B560, mas o fabricante da placa poderia não usar a conexão direta com o processador, limitando o acesso ao chipset que ainda permanecia na Gen 3.
    Supondo que a placa-mãe implementasse corretamente a tecnologia, apenas um soquete M.2 seria Gen 4, o conectado ao barramento do processador.
    Mas, apenas os I5 a partir do 11400 tem o suporte ao Gen 4 implementado.
    Assim, vamos exemplificar com a configuração abaixo:
    - placa-mãe Gigabyte B560M Gaming HD
    - processador Intel I5 11400
    - SSD NVME Kingston 
    - 2 x 8 GB DDR4-3200 Corsair
    Os dois primeiros testes, foram executados com as memórias sem ativar o XMP, que permite usar a taxa de transferência de 3200 MT/s, ficando no padrão das memórias de 2133 MT/s.
    O último teste, foi executado com o XMP ativo, apenas para demonstrar que não faz diferença, já que os percentuais ficaram abaixo dos 5%, exceto uma leitura randômica que chegou aos 10%.
    Teve taxas sequenciais maiores, mas as randômicas foram menores, exceto em um teste de gravação.
    
SSD conectado ao M.2 do chipset

SSD conectado no chipset B560

SSD CPU e DDR 2133MT/s

SSD CPU e DDR 3200MT/s


SSD conectado na CPU I5 11400
    Por fim, as configurações da máquina conforme o CPU-Z.


Memórias no padrão de 2133 MT/s


Memórias em 3200 MT/s


Vídeo onboard do I5
















Comentários

Postagens mais visitadas