Renault Kardian Techno - 5.000 Km
Apesar dos 57 anos de idade, esse é meu terceiro carro 0 Km e por enquanto, o que mais me agradou.
O primeiro foi o VW UP TSI que tinha uma performance muito boa e era bem compacto.
Como o receio do motor turbo novidade era grande, troquei assim que venceu a garantia de fábrica.
O Nissan Sentra S tem um motor tradicional 2.0 16V e tamanho médio no segmento de sedans.
O conforto e a segurança agradaram, mas a baixa altura e principalmente os ângulos de entrada e saída de rampas são um problema na vida urbana com guias rebaixadas altas e muitas lombadas.
O consumo de combustível urbano incomodou bastante.
Até por isso, busquei um carro mais alto como o Renault Kardian e a tentativa de um novo motor turbinado de baixa cilindrada para ver se o consumo melhora.
Na estrada é destaque, não chegou aos 20 Km/l do UP mas 18,5 Km/l foram excelentes, em condições de condução piores, nas estradas esburacadas do Paraná, com limites de velocidade a 80 Km/h na maioria dos trechos.
Em condições mais normais, 15 Km/l na estrada são um bom número.
Já na cidade, é difícil atingir os 9 Km/l medidos pelo Inmetro, sendo mais factíveis uns 8 Km/l.
O consumo no etanol não compensa, mesmo com uma diferença de preço acima dos 30% na bomba, a média de quilometragem revela que o renovável é mais caro no final.
O espaço no banco do motorista, estilo cockpit não me agrada, mas consegui uma posição mais confortável para suportar um percurso mais longo.
Apesar da altura do carro ao solo ser melhor, a altura interna é de um carro hatch compacto.
O entre-eixos tem um espaço bom, melhor que a maioria dos compactos do mercado.
Os controles de todos os vidros são one-touch, um toque, a mulherada tinha reclamado, mas é porque estavam segurando a tecla por um tempo e ai não ativava o toque único.
O local do botão PARK deve ser repensado, pode ser acionado acidentalmente de forma não tão difícil.
Gostei do freio eletrônico, achei o cartão chave desnecessariamente grande, os limpadores são pequenos mas atendem, os faróis de LED poderiam ser mais fortes e melhor direcionados, o ar-condicionado funciona bem e pelo tamanho do carro, creio ser desnecessário ser multi-zona.
Os faróis apagam ao desligar o carro, mas poderiam ter sensor pra acendimento automático, assim como o acionamento dos limpadores, mas nada que faça tanta falta, menciono apenas porque já tive e gostava do conforto disso.
Dirigi um Renault Duster 1.6 manual e a diferença no carro é bem grande, mesmo com alguns elementos lembrando a marca, a dirigibilidade, desempenho e tudo mais não tem relação alguma.
A evolução é bem nítida e deve melhorar com novos modelos e a evolução do Kardian, que deve ganhar uma central multimidia melhor na versão top do ano que vem.
O defeito apresentado foi bem estranho, mas não afetou a condução, o sensor funcionou adequadamente e avisou antes que os freios falhassem ou tivessem algum problema de atuação.
A garantia atendeu bem, a solução foi simplesmente sangria do fluído do freio e troca, mas o carro não apresentou mais problemas e o nível de fluído segue normal.
Andei bem mais do que o normal nesses poucos meses, o carro é muito agradável de dirigir e dá vontade de rodar.
Comentários
Postar um comentário